quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

BRASIL NO OSCAR 2011

por Isabela Carvalho
E se o lixo servisse de cenário para contar surpreendentes histórias? O documentário brasileiro Lixo Extraordinário, que estreou na sexta (21) no cinema, prova que basta boa vontade para transformar vidas. O filme é uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários da América Latina.
No Jardim Gramacho Vik Muniz fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

O filme foi produzido pelos diretores brasileiros João Jardim e Karen Harley e pela diretora inglesa Lucy Walker, e já foi premiado como melhor documentário no Festival de Berlim, Sundance Film Festival e Festival de Paulínia, além de estar entre 5 indicados para concorrer ao Oscar de melhor documentário longa-metragem.
FICHA TÉCNICA
Direção: Lucy Walker,
Codireção: João Jardim, Karen Harley
Produção: Angus Aynsley, Hank Levine
Coprodução: Peter Martin
Produção Executiva: Fernando Meirelles, Miel de Botton Aynsley, Andrea Barata Ribeiro, Jackie de Botton
Música: Moby
Edição: Pedro Kos
Direção de Fotografia: Dudu Miranda
Codireção de Fotografia: Heloisa Passos, Aaron Phillips
Mixagem de Som: Aloysio Compasso, José Lozeiro
Duração: 99 minutos

Nenhum comentário: