quinta-feira, 24 de maio de 2012

Governo do Estado e Secultrn/FJA apoiaram realização do Auto de Santa Rita


Fé, adoração e bela encenação marcaram a noite de sábado, 19/05, em Santa Cruz, durante a festa da Padroeira do município, que contou com a tradicional novena, na Paróquia Matriz, e a apresentação do auto "Rita, a Santa dos Impossíveis", encenado por atores locais e apoiado pelo Governo do Estado, através da Secultrn/FJA.

A noite, que contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, da secretaria extraordinária de Cultura Isaura Rosado, do presidente de Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta, e da secretária Executiva do Gabinete Civil, Sonali Rosado, começou com a tradicional novena à Santa Rita de Cássia, padroeira do município, que a cada ano atrai mais devotos, mostrando o empenho do Governo e da sociedade para a produção da celebração.

Após o ato eucarístico foi apresentado o auto "Rita, a Santa dos Impossíveis", com direção de Edmilson Rocha e 74 participantes, sendo 20 do corpo técnico e 54 compondo o elenco, todos pertencentes ao próprio município. O espetáculo, que está em sua 3ª edição, contou o apoio da Secultrn/FJA, através da Casa de Cultura de Santa Cruz, de R$ 100 mil, provenientes do Fundo Estadual de Cultura (FEC).  "O Governo do Estado, através da Secultrn/FJA, financiou a encenação por entender a importância da manifestação para o município, que tem uma forte vocação religiosa. E, financiará mais projetos desse cunho através do seu edital ‘Atos do Povo’, pois a cultura potiguar se fortalece e enaltece a importância de autos religiosos para a população", explicou Isaura Rosado.

Durante o evento a governadora Rosalba Ciarlini também comentou a importância do desenvolvimento de um trabalho primoroso, como o desenvolvido pelo elenco, que além de aflorar novos talentos e favorecer o trabalho dos artistas locais, também ajuda o município no seu desenvolvimento econômico, "a estátua de Santa Rita de Cássia atrai milhares de pessoas à cidade e uma celebração como essa fomenta, além do turismo, a economia do município", encerrou.

O espetáculo mostrou qualidade técnica e artística, comoveu os presentes, além de enfatizar a importância da valorização da cultura religiosa para os potiguares e de seus artistas locais, que empenhados desenvolvem um belo Auto e transformam, por meio da cultura, a sociedade. O prefeito de Santa Cruz Péricles Rocha, durante seu discurso explicitou bem o sentimento de alegrias dos que ali estavam presente assistindo, "gostaria de dizer da alegria de estar vendo a realização da encenação  e falar que sem a participação do Governo não estaríamos aqui".

Nenhum comentário: