sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Resposta ao Desabafo Cultural

Resposta do Presidente da fundação José Augusto Crispiniano Neto aos artistas que participaram do Auto de sant´Ana 2010.

Lamentavelmente o movimento que está sendo articulado não procurou conversar com a direção da Fundação José Augusto. Até porque é bem mais cômodo bater que dialogar e resolver. Aliás, sempre foi assim, como os indefectíveis xerifes do velho western: Primeiro atirar, depois perguntar quem morreu...
Foi muito difícil manter o Auto de Santana deste ano. E mais ainda, tomar a decisão de prestigiar uma organização de artistas locais para que os recursos sejam administrados pelos próprios artistas e feitos com toda a trasnparência.
A restrição financeira era muito grande, mas não abrimos mão e, mesmo correndo todos os riscos, mandamos realizar.
O CDE - Conselho de Desenvolvimento do Estado, somente na reunião desta semana aprovou o crédito suplementar por força de uma determinação pessoal do governador. Mas é bom que se diga que a Fundação José Augusto encaminhou a solicitação em tempo hábil e todas as semanas fazia uma romaria para tentar conseguir que entrasse em pauta.
O crédito, como já falei, foi aprovado ontem e falta somente ser publicado no Diário Oficial.
A partir daí o processo vai correr, conforme combinamos, em nome da entidade local. Há uma demora, pois abrimos uma exceção e vamos pagar por indenização, coisa que não gostamos de fazer, mas cedemos para não inviabilizar o auto. Porém é bem mais complicado.
Sei que nada disso vale nada para quem quer reclamar. O próprio governador me informou que disse em Caicó que a culpa do atraso não é da Fundação José Augusto. Mas é bom ficar martelando nisto. tem quem goste. Portanto, faça-se bom uso do direito de criticar.
Já não espero qualquer reconhecimento, porque sempre foi assim.
Apenas estou tendo a atençao de dizer que as providências estão sendo tomadas.
Quanto aos protestos, tão bem articulados, podem até não terem mais sentido, mas é um direito de quem quer fazê-los.
Se vierem, serão muito bem recebidos.

Saudações a tod@s

Crispiniano Neto
Diretor Geral da FJA

16 comentários:

Esilson Medeiros disse...

Pelo visto, agora é esperar mais ainda!
Naum estive de acordo com esses protestos, afinal de contas, ja teve ano que foi bem mais demorado que esse! e essa questão de debater o ocorrido, dou meu apoio a Crispiniano. Será que a direção do espetáculo foi a FJA como fizeram para capitar a verba para o espetáculo e discutiram pessoalemente essa questão?
Mas enfim, parece que tudo está se resolvendo! vamos esperar para ver!

Francisco Morais disse...

Quero dizer como vejo a cultura neta cidade 'Caicó' a cultura é algo de sumará importancia para o desenvolvimento de uma sociedade e ods individuos que nela vivem,
Aqui ela é tratada como uma begala que sempre que se pode se apoiam nelamas esquecem de mantela, todos querem dizer que apoiam a cultura é a educação alias não á educação sem cultura

Anônimo disse...

PARABENS POR DEFENDER TÃO BEM NOSSA CLASSE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rosiléia
Currais Novos

Anônimo disse...

Não discordo do colega Wescley que deixou fez um comentário no blog se Robson Pires quando fala dos autos, deveria passar a sua visão que EM PARTE também é a minha para o seu assessorado e entender que esta é a politica cultural da fundação que ainda chega ao Seridó em se tratando de teatro, nossa luta não é só pelos autos É PELA CULTURA DO SERIDÓ, é pelo teatro de caicó que tá caindo eh a casa de cultura de currais novos que JÁ CAIU! “O estado é laico” Não sou católico mas entendo a importância do Auto de Sant’Ana para a cultura e costumes de uma terra que vive em torno do mito Sant’Ana, parabéns a Alexandre pelas colocações. Quanto ao nosso fazer teatral NINGUÉM tem mais propriedade para falar dele do que nós mesmos, uma coisa é falar como assessor de seja lá quem outra coisa é FAZER TEATRO NO SERIDÓ, sabendo das dificuldades e dos atropelos no caminho. Brigamos por igualdade e que os artistas de cá possam ter a mesma dignidade e a mesma condição de fazer teatro de que qualquer um do mundo, a luta não deve ser em vão e se nem a “esmolinha” do Auto de Sant’Ana esta saindo quando poderemos sonhar com a democratização do teatro e das artes no Seridó? Não está em cheque se o presidente da fundação recebe ou não recebe, se conversa ou não conversa está em cheque que o nosso dinheiro ainda não saiu FATO, e fato lamentável. Me polpem de argumentos xulos, NÃO PAGARAM E PRONTO
Adriano Nunes

Anônimo disse...

É INCRÍVEL COMO AS PESSOAS APUNHALAM PELAS COSTAS AQUELES QUE O ACEITARAM NO PROCESSO PELO SEU TALENTO ............. PELO VISTO DEVEMOS REVER O SIGNIFICADO DA PALAVRA TALENTO

Dudu Cruz

Esilson Medeiros disse...

Naum apunhalo ninguém pelas costas!
apenas naum posso querer resolver problemas que naum são de minha oçada! o espetáculo tem direção e produção e estes são responsáveis por seu funcionamento! fiz minha parte como ator! e se fui escolhido para executar um papel foi pelo meu talento sim! naum por amizade! realmente.. vamos rever o significado de talento! pois para ter naum é preciso fazer uma faculdade para querer te-lo! nasci com ele e isso ninguém me toma! Agora aqueles que tentam fazer a cabeça dos outros para ficar contra um, esse sim... naum se pode dizer que tenha talento e sim inveja!

Rodrigo Soares disse...

Bom, eu no meu papel de ator, nao vou ficar fazendo protestos, isso e aquilo outro. Pois meu papel dentro do auto eu já o fiz, como ator. Direção e Produção que se encarreguem de correr atrás do nosso pagamento! Luto pela cultura do seridó ?! Luto sim! Mas é como Didi disse, "será que a direcao do espetaculo foi a FJA como fizeram para capitar a verba para o espetáculo e discutira pessoalmente essa questao?" E não é nem questão de apunhalar alguem pelas costas, e sim de expor seu ponto de vista. Ah, Talento é uma coisa e senso da realidade é outra coisa bem diferente!

Anônimo disse...

Orgulho-me de Alexandre Muniz por ser INTELIGENTE, CONSCIENTE, ARTISTA e FIEL aos princípios de um grupo que FEZ e FAZ a SUA PARTE. Além de tudo, ele ainda é LIVRE e não é RETARDADO culturalmente. Moleque, você é uma das esperanças de que fazer arte verdadeira ainda nos faz gente, pois você não tem MEDO, "RABO PRESO" ou envergonha o dom que você sabe utilizar tão bem. Qualquer rebate a você, mande ir para o inferno e continue um aboorígine de valor e um velho xerife de um sertão de gente corajosa e não FALSA. Receba, moleque, os aplausos daquele que um dia você chamou de mestre.
Félix.

Anônimo disse...

essa conversa ja esta enchendo o meu saco. fiz o meu trabalho de ator muito bem feito e so quero receber o que me e devido pois todo ano e essa humilhação e ninguém e palhaço e devemos ser tratados com respeito, dignidade e nos orgulharmos pois somos um elenco de primeira ok?

Anônimo disse...

nesse auto ninguem fez nada sozinho e pq logo agora querem que a direção do espetáculo se vire sozinha para ir atrás do dinheiro? Gente ninguem esta questionando quem fez seu trabalho de ator ou não fez, o que coloco em questão aqui é que tem gente que não sabe da metade da missa e fica conversando besteira com relação a direção e produção do espetáculo.Duvidando da palavra daqueles que ajudaram e realizaram um evento magnifico .

Anônimo disse...

pois todos lutaram por esse auto desde o começo: Missinha, jonas,Alexandre,Maguila,Eduardo,Félix,Ana Maria,Eduardo que deixava seus afazeres para se dedicar ao nosso trabalho,Adriana,Nilvano ... Dodora da casa de cultura e seu esposo, Magão,Custódio,Adriano Nunes ... fora as pessoas que nos apoiaram que são muitas por sinal

Anônimo disse...

Muito bem, acho que Eduardo esta certo em suas palavras, pois é bom ver com quem estamos trabalhando, afinal nada acontece por acaso como diz ele ... a todos vcs que duvidam da direção .. próximo ano ja que são tão amigos de Crispiniano Neto e o apoiam , corram atrás da realização desse auto para vcs terem noção da responsabilidade que é botar o auto pra frente.

Rodrigo Soares disse...

Agora vai virar um joguinho de vilão e moçinho é!? ah, me poupem! Meu ponto de vista é esse e não vou mudar! Ache ruim quem quiser achar!

Anônimo disse...

No 1°auto de santana presenciei quando algumas pessoas foram ajudar a Net, pois ainda tinha coisas para costumizar e tal ... ja paramos pra pensar se todo o elenco dissesse: eu não vou ajudar pois essa é a função da costureira! ... a partir dessa perspectiva dou meu salva a Missinha, Léia, Carlos Moreno,Ana Maria,Túlio, Eduardo ... pessoas que sempre tiveram dentro da casa de cultura tentando ajustar os últimos detalhes que estavam faltando nos figurinos. GALERA, UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO. O QUE CUSTA O APOIO DE TODOS PARA QUE ASSIM COMO O ESPETÁCULO SAIU, NOSSO DINHEIRO TB SAIR?

Anônimo disse...

Querido Edilson Medeiros, não se trata aqui de vc ser a fovor ou não dos protestos e sim do seu apoio a quem tanto prejudica a cultura na nossa região ... tanto eu como Maguila agradecemos sim toda a sua participação como ator, coreógrafo, cenógrafo, no processo da iluminação .. como sempre digo ninguem faz nada sozinho.Todos ajudaram nesse processo . Quero que saiba que vc esta certo quanto diz que talento não se conquista, nascemos com ele ... Realmente, mas existe um pórem nessa questão, a palavra TALENTO nesa perspectiva se encontra em um sentido muito amplo, Podemos até nascer com ele o que vai diferenciar ai é a quantidade de talento.. uns nascem com muito outros com pouco, mas mesmo esses que nascem com pouco talento tem o dever de faze-los prosperar e produzir outros. Obrigado pela atenção
fique na santa paz de Deus e com a benção da senhora Santana. amém!
Atenciosamente: Eduardo Cruz

Esilson Medeiros disse...

Isso já ta ficando ridiculo.. coisad desse tipo deve ser debatido pessoalemente,,sem estar estragando um meio de divugação cultural como o blog de alexandre!
mais um vez.. deixo claro... eu naum disse que eles naum estão trabalhando! apenas naum concordei em participar de um prostesto que ia ser feito na cidade de natal (segundo informações que me passaram) e apenas perguntei... será que izinha e maguila ja foram pessoalemente ah fundação para sesolver cara a cara? Eduardo, te adimiro muito.. mas tu fez uma tempestade em um copo d'águam sem motivo algum... concordei com Crispiniano quando ele disse:"Até porque é bem mais cômodo bater que dialogar e resolver." e dai surgiu meu questionamento: " Será que a direção do espetáculo foi a FJA como fizeram para capitar a verba para o espetáculo e discutiram pessoalemente essa questão?". Acho que desta vez, deixo bem claro o que eu quis dizer aqui... e se continuarem com isso... é pq são muito ingunorantes ou como ja disse, estão tentando colocar todos contra mim!
abraço a todos!