terça-feira, 21 de setembro de 2010

NOMINUTO.COM

Casas de Cultura funcionam de forma precária no Rio Grande do Norte
De acordo com artista de Currais Novos, além da ausência de atividades o espaço está sem parte do teto.

As Casas de Cultura Popular são espaços destinados ao fomento da produção cultural no interior do Brasil, mas, pelo menos aqui no Rio Grande do Norte muitos desses prédios não exercem mais a função como o esperado.Em Caicó, os esforços para que a Casa continue seu trabalho parte da população, de acordo com o artista caicoense Alexandre Muniz. “É o jeitinho brasileiro e artístico. Os agentes culturais é que atraem os artistas para a promoção de atividades”, conta, reclamando ainda da estrutura, que carece de reforma.

O mesmo acontece em Currais Novos. De acordo com um artista plástico da cidade (ele não quis se identificar), parte do teto do auditório da Casa caiu e espera conserto há algumas semanas. Segundo ele, os eventos realizados no espaço não são promovidos pela Fundação José Augusto, responsável direta pela administração.“Está sendo realizado um curso de desenho, que foi transferido do Caic para lá por causa da localização. Como a Casa de Cultura estava sem nenhuma atividade, o professor, que está com problemas de saúde, resolveu ir pra lá porque fica mais próximo da casa dele”, conta, lembrando que não há funcionários para fazer a limpeza e falta até mesmo água para beber. Perto dali, em Santa Cruz, a situação é diferente graças ao repasse da verba do Auto de Santa Rita, como explica um dos diretores da Casa, Jales Costa: “Nós tivemos sorte. Temos a associação ‘Amigos da Casa de Cultura’, criada para receber o Ponto de Cultura e ficaram na nossa administração os recursos que iam fazer parte do Auto de Santa Rita”.Com isso, são realizadas aulas de teatro, dança de salão, balé clássico, violão, percussão, baixo, guitarra; em sua maioria gratuita. O artista Marcus Antônio lembra de um tempo em que a Casa esteve parada, sem qualquer evento ou exposição. “Do início do ano para cá é que começou a ter mais dinâmica. Seu Gregório está todos os dias desenvolvendo sua arte, em madeira; além de eventos”. Cruzeta, Caraúbas e Jardim do Seridó são outras cidades que possuem Casas ativas, de acordo com os entrevistados. Essas ações são geralmente mostradas no blog casasdeculturadorn.blogspot.com.
* Desde a quinta-feira (16) a reportagem do Nominuto.com tenta contato com o coordenador das Casas de Cultura, Messias Domingos.
FONTE: Por Isabela Santos - Portal nominuto.com Natal-RN

Nenhum comentário: