segunda-feira, 2 de agosto de 2010

LEMBRANÇAS DO AUTO DE SANT´ANA


Quando termina a Festa de Sant’Ana, sempre uma lembrança mais forte fica guardada em todos que dela participaram. Mas, neste ano de 2010, nada vai ficar mais forte na memória dos caicoenses e dos visitantes espectadores que o espetáculo SANT’ANA, FONTE DE FÉ E AMOR. Mesmo quem não assistiu ouviu falar e lamentou de não ter visto de tão empolgantes que foram os comentários. Foi um espetáculo totalmente nosso! Quando se decidiu fazê-lo com exclusiva produção seridoense – já acontecida e também glorificada no ano passado -, teve-se em mente o povo do Seridó com sua fé, tradição, emoção e cultura. E o povo deu sua resposta bela, contagiante e emocionante com aplausos, ovações, orações e lágrimas. Toda a equipe pulsou como uma só fonte de energia para que aquilo tudo acontecesse digno de célebres espetáculos. Como um súdito, eu quero reverenciar, principalmente, Francisco Maguila, por sua força, persistência e coragem na direção; Isinha, por sua determinação e poder na produção; Custódio, por seu empenho e gigantesca criatividade; Jonas Linhares, por uma de suas marcantes qualidades que foi a música; Adriano, de Currais Novos, nosso rei da iluminação; Eduardo, por sua perfeição na maquiagem; Fafá, de Currais Novos (Sant’Ana), por ter usado de sua própria aura de candura para encarnar tão bem a padroeira do Seridó; minha mulher, Ana Maria (a Água), pelo poder de voz e representação; o moleque Alexandre Freire Muniz, dono deste blog, que representou o mais autêntico vaqueiro visto e que me fez chorar com sua verdade cênica além deter se revelado um grande diretor. Finalmente, cumprimento emocionado a todos os atores de Caicó, por sua garra e emoção, e de Currais Novos, pela disciplina e criatividade, mas, com encantamento, admiração, respeito e orgulho, reverencio meus atores do Retalhos de Vida – Missinha, Nilvano, Carlos Moreno, Adriana, Jobson, Samara -, pois alguns deles fazem, há cinco anos, das versões desse espetáculo verdadeiras obras de arte. Quero que leiam este escrito vendo-me curvado perante vocês. Obrigado a todos por terem transformado meu texto em algo que fez o nosso povo encantar-se, chorar, levantar-se, aplaudir e levá-lo em algum lugar do seu ser. Conseguimos! Apesar do pouco tempo com o FOGO do suor de muito trabalho, com o medo no AR e com a poeira da TERRA das divergências, a ÁGUA da determinação e a fé em Sant’Ana fazem-nos sentir que conseguimos. Aplausos para vocês, que são agora monstros sagrados das artes cênicas. Obrigado por terem feito com que eu me sentisse teatrólogo.

9 comentários:

Alexandre Muniz disse...

do blog: Muito obrigado professor, vc sabe que suas sementes hoje estão produzindo bons frutos. Todo esse sucesso da Auto só foi possível graças a união de todos. Essa é a proposta da Associação União do Sobrado. A arte uniu duas cidades em que a rivalidade em outros segmentos já atrapalhou muito o crescimento de ambas, esse é o poder transformador da arte é isso que faz com que eu continue acreditando e amando a arte teatral.

Rodrigo Soares disse...

Me arrepiei todo ao ler esse texto! Parabens a todos nós que fizemos esse belissimo espetaculo de fé e amor!
Muito obrigado !

Morais disse...

Venho também deixar os meus agradecimentos, por terem me dado uma oportunidade com a qual eu aprendi muito estará para sempre cravada na minha memória, no meu coração e na minha alma.
Obrigado Maguia,Felix, Alexandre Eduardo, Jonas.
Um muito abrigado também aos Atores Curraisnovenses
e a todo o elenco de Caicó
a equipe de produção e contraregragem.

dag disse...

gostaria de nesse momento, roubar uma frase que ouvi do nosso querido jonas: nós artistas, "somos vigaristas de sentimentos, dos nossos sentimentos e dos sentimentos dos outros."
parabens a todos nós que fazemos parte dessa linda familia, que mesmo nas limitações consegue ser vigarista de sentimentos.
abraço a todos!

DAL disse...

ESTOU AQUI COM LÁGRIMAS NOS OLHOS DIANTE DE MAIS UM TEXTO EMOCIONANTE DESSE HOMEM QUE SABE FABER DAS LETRAS A ORDEM DE TANTA GRANDEZA PARA MONSTRAR COMO SE APRENDE, COMO SE ENSINA E ASSSIM SOMENTE SE FAZ MESTRE...PARABÉNS FÉLIX...PARABÉNS ALTO DE SANTANA!

Francisco Maguila disse...

A Cultura é o bem mais precioso de um povo.
Nosso compromisso com a Cultura está fincado nesse pilar e vai muito além da visibilidade da Companhia ou do apoio a projetos já conhecidos pela maioria das pessoas. Nosso foco está em garantir o acesso da população aos bens culturais e na afirmação da identidade cultural seridoense. Não me queira ais feliz do que estou com o que fomos capazes de fazer pois já não cabe no eu peito.

Wendell disse...

Tenho certeza de que mais uma vez o espetáculo conseguiu atingir o seu mais fiel objetivo: emoção.
Emoção é coisa difícil de passar em tempo modernos. Nada como um bom ator da Terra pra fazer isso com quem é da Terra.
O Auto de Sant´Ana é desses espetáculos que dá muita saudade de voltar a fazer. Talvez pelo próprio punho de fé, mexe muito com a gente espiritualmente. E isso transforma-se numa posterior ligação energética.


Fiquei radiante ao saber que mais uma vez o roteiro foi do Félix.

Todas as honras são merecidas por vocês.

Anônimo disse...

Mistura de Dionísio com Apolo, sempre te vi assim Félix, quero agradecer a sua brilhante genialidade da arte.... agradeço tb de ter bebido de sua fonte a tempos atrás .. só estou onde estou pq antes de tudo ficava encantado quando o retalhos apresentava suas peças no salão da prevocacional. A vc e a toda sua equipe do retalhos de vida mil bençãos.

Anônimo disse...

Agradeço também a sua esposa Ana Maria pela sua generosidade para com todos, uma profissional maravilhosa em cena maravilhosa em cena. Espero trabalhar mais e mais com ela. o corpo de Ana é muito forte em cena, é como se ela conseguisse suspender o tempo com seus movimentos corpóreos. finalizando, obrigado mais uma vez a todos por tudo.
Eduardo Cruz