quarta-feira, 4 de agosto de 2010

COM A PALAVRA, O DIRETOR...


A Cultura é o bem mais precioso de um povo.

Nosso compromisso com a Cultura está fincado nesse pilar e vai muito além da visibilidade da Companhia ou do apoio a projetos já conhecidos pela maioria das pessoas. Nosso foco está em garantir o acesso da população aos bens culturais e na afirmação da identidade cultural seridoense.
É necessária a existência de programas e / ou projetos que privilegiem a formação de artistas locais e de públicos dentro dos mais diversos segmentos, considerando-se a diversidade de linguagens artísticas. As atividades podem acontecer por meio da realização de mostras e festivais, nos quais, além de assistir a espetáculos, a comunidade e os artistas teriam a possibilidade de participar de oficinas, workshops, bate-papos, dentre outras atividades de natureza formativa e estimulante.
O Auto de Sant’Ana não deve se concentrar unicamente em um evento ou atividade para o grande público (em termos quantitativos); é sua função oferecer oportunidade para a vivência das mais variadas linguagens e manifestações da nossa cultura.
Ampliação e otimização dos equipamentos públicos onde se realizam atividades artísticas, tais como o anfiteatro da Ilha de Sant’Ana, Centro Cultural e mesmo a Casa de Cultura, para que estes sejam de fato ocupados por grupos e artistas da cidade e, principalmente, pela população.
Consciência da necessidade de uso desses espaços onde artistas possam exercer seu trabalho, sendo remunerados para tal; que esses espaços não percam a sua função social e se torne apenas espaços privados onde só faz uso quem tem dinheiro. Agir para propor políticas publica cultural e nossa tarefa como cidadãos e artistas.
O Departamento de Cultura deve inteirar-se das manifestações artísticas que acontecem em nosso município; somente desta forma será possível tomar conhecimento das diferentes realidades dos realizadores culturais locais, o que se refletirá positivamente na formulação de políticas culturais. Busca a realização das propostas que passaram na nossa Conferencia Municipal de Cultura.
O objetivo é democratizar o acesso à cultura, incentivar a criação e promover a cidadania na nossa região e na nossa cidade. Para isso, teatro, dança, música, capoeira, exposições, artes visuais, artesanato, bibliotecas, artes plásticas, história em quadrinhos, poesia e... Tudo isso contribui para formar a identidade dos cidadãos.
O Auto de Sant’Ana 2010 e a prova de que termos capacidade e autonomia para fazer acontecer o que sonhamos. Não me queira mais feliz do que estou com o que fomos capazes de fazer, pois já não cabe no meu peito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo,companheiro,irmão, pai .... obrigado por tudo que vc fez pela minha pessoa,vocÊ também faz parte desse meu crescimento profissonal. tudo que sou e tudo que tenho devo boa parte a vocÊ que sempre me orientou nas minhas escolhas....... esse cara não merece só o sol ou a lua, mas o universo inteiro. Que Deus te abençôe sempre amigo e que possamos construir muitas coisas juntos. Te Amo.
do seu AMIGO Eduardo Cruz