quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Teatro de Objetos???

Imagine assistir a uma peça de teatro em que os personagens principais são com torneiras, regadores, peneiras ou tampinhas de refrigerante.
Absurdo? Nem tanto. E para provar que não, começa hoje e vai até o dia 27, na Serraria Souza Pinto (Belo Horizonte), o I Festival Internacional de Teatro de Objetos - FITO 2009.
Um tanto diferente e inusitado, o teatro de objetos é, ainda, um segmento quase inexistente no Brasil. Em países como França, Alemanha, Estados Unidos, Hungria, Espanha e Itália, entretanto, o teatro de objetos já é bastante difundido.
Nele, busca-se dar alma a objetos em princípio vazios de vida e expressão, tornando-os grandes personagens do espetáculo.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

OFICINA DE TEATRO - FIP



Alunos do 5º período de Jornalismo promovem Aula Inaugural para Oficinas de Teatro

Os alunos do 5º período de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo das Faculdades Integradas de Patos, juntamente com a coordenação do curso, realizarão hoje, dia 21, no Auditório das FIP, às 20h, a Aula Inaugural para o projeto das Oficinas de Teatro. Nesta ocasião, a atriz paraibana, Márcia Souto, também estará presente.
O projeto tem por objetivos desenvolver 12 horas/aula de interação educativa, através da execução de trabalhos que estimulem a expressão corporal e vocal, bem como ressaltar a importância da expressão lingüística para o futuro profissional dos acadêmicos; “As oficinas servirão como fonte de fortalecimento e enriquecimento dos trabalhos cênico-educativos”, afirmou Fabiano Ferreira, um dos idealizadores do projeto.
Para o coordenador do Curso de Jornalismo, Flaubert Paiva, o aluno terá um recurso a mais para desenvolver sua carreira profissional, através do conteúdo e das técnicas que serão explanadas no decorrer das oficinas.
As oficinas serão ministradas pelo ator norte-rio-grandense, Alexandre Muniz, sob o auxílio da Pedagoga Naide Lopes e da Assessora de Coordenação de Cultura da cidade de Ipueira-RN, Wigna Medeiros. Inicialmente, o projeto é destinado apenas aos estudantes de Jornalismo, Pedagogia e Letras. www.fiponline.com.br

sábado, 19 de setembro de 2009

Sobrando Arte no Sobrado.












Associação União do Sobrado realiza entrega de certificados da oficina de cordel ministrada pelo grande poeta Djalma Mota.

GALPÃO CULTURAL











Reunião realizada na Casa de Cultura Popular cria metas para construção do primeiro Galpão Cultural de Caicó no Bairro Frei Damião.

OBRIGADO A AFUNDAÇÃO!

Gostaria de agradecer o grande apoio que a Afundação José Augusto tem dado aos artistas da nossa cidade. No início do ano eles divulgaram no diário Oficial que Caicó através da Casa de Cultura Popular tinha sido contemplada com um Ponto de Cultura, no meio do ano grande investimento nos artistas locais foi demonstrado com o belissímo espetáculo do Auto de Sant´Ana, onde toda a estrutura artística foi desenvolvida por artistas Seridoenses. A Afundação só esqueceu de um simples detalhe é que a boa intenção não coloca o comer na mesa dos artistas, e que tudo que foi realizado e divulgado na mídia não passou de um sonho onde os recursos divulgados de Pontos de Cultura, Auto de Sant´Ana ainda não chegaram, se perderam nesses longos caminhos que percorrem as verbas públicas. Realmente é triste a forma de como instituições que representam a nossa cultura desprezem ou melhor façam o povo de besta, (desculpem eu estou escrevendo esse texto para agradecer não para criticar). Continuando os agradecimentos: agradeço não podermos usufruir do Ponto de Cultura; agradeço o desrrespeito com os artistas do Auto de Sant´Ana; agradeço o abandono do Castelo do Engady; agradeço o mal gerenciamento do Centro Cultural Adjunto Dias, Hoje só tenho a agradecer nada de críticas!!!