quarta-feira, 14 de agosto de 2013

“Um príncipe chamado Exupéry” chega ao Rio Grande do Norte

Bonecos apresentam a história do escritor francês Saint-Exupéry, que escreveu o romance “O Pequeno Príncipe”, em quatro cidades do RN

 Em agosto, quatro cidades do Rio Grande do Norte recebem o espetáculo de teatro de animação “Um príncipe chamado Exupéry”, da Cia Mútua, de Santa Catarina (Itajaí/ SC). A maratona de oito apresentações começa em Natal, nos dias 10 e 11, e segue para Currais Novos (dia 13), Mossoró (dia 15) e Caicó (17). Viabilizadas pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012, do Ministério da Cultura, as apresentações da Cia Mútua são gratuitas e algumas delas são acompanhadas de oficina e workshop. Após circulação no norte do país, o espetáculo aterriza no Rio Grande do Sul, em mais quatro cidades. 
Antes de ter se tornado mundialmente conhecido pelo romance “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale, entregando cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. No Brasil a ‘linha’ ia de Natal (RN) a Pelotas (RS). É neste contexto, dentro de um hangar, sem uma única fala que é encenada a montagem do espetáculo “Um Príncipe Chamado Exupéry”. A peça tem duração de 50 min, capacidade para uma plateia de 60 pessoas e destinado ao público adulto.
Para a montagem do espetáculo, os integrantes da Cia Mútua estudaram a vida e obra de Antoine de Saint-Exupéry, sendo que durante a pesquisa de campo, realizada na França e no Brasil, foram entrevistados seu sobrinho-neto, François D’Agay e Dona Chica, esposa do pescador Rafael Manoel Inácio, ilustrado na peça. Familiares de Saint-Exupéry assistiram à peça no Brasil e ficaram impressionados com a montagem. “Não esperávamos que a história de nosso tio-avô fosse retratada de forma tão mágica e fiel à realidade. O boneco é muito parecido com ele”, comentam Hélène de Sèze e Isabelle d’Agay, sobrinhas-netas de Saint-Exupéry.
  “Estamos muito felizes pela aprovação neste edital, que é tão concorrido por grupos do Brasil inteiro. Será a primeira vez da Cia Mútua no Rio Grande do Norte, estamos ansiosos e contando os dias para levar a história de Exupéry e a arte catarinense para oito cidades diferentes”, ressalta uma das integrantes do grupo, a atriz e produtora Mônica Longo.
 Além das apresentações, a Cia Mútua também irá ministrar atividades complementares, com a realização de oficina de sensibilização para as formas animadas e workshop sobre o processo de montagem do espetáculo. Toda a programação será totalmente gratuita e aberta à comunidade em geral.
 Cia Mútua
A Companhia foi fundada em 1993 e atualmente está estabelecida na cidade de Itajaí (SC). Pesquisa o teatro de animação desde 2002, com produção de montagens, apresentação de espetáculos e execução de projetos de formação na área. A Cia Mútua já recebeu 12 prêmios nacionais e internacionais. Já participou de diversos festivais, apresentando-se inclusive na França, Espanha, Chile, Argentina e em 17 estados brasileiros. Possui em seu repertório os espetáculos Exílios (2013), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Flashes da Vida (2007), Felizes para Sempre (2005), Teatro Lambe-lambe (2005) e A Caixa (2004).

Mais informações no site: http://www.ciamutua.com.br/home/
 Serviço:
  Município de Caicó
O que: “Um Príncipe Chamado Exupéry”
Quando: Dia 17 (às 19h e às 21h)
Local: Sesc Seridó
Endereço: Rua Washington Luiz, nº. 55 – Boa Passagem
Ingressos: Gratuito e disponível no local (uma hora antes do espetáculo).
 O que: Oficina de Sensibilização para as formas animadas
Quando: Dia 16 (das 13h30 às 18h)
Local: Casa da Cultura Popular de Caicó. 
Mais informações no site: http://www.ciamutua.com.br/home/
Edvanio Firmino dos SantosSetor Cultural - Sesc Seridó
( (84) 3421-2337 / 8867-5754 / 9958-4465
+ edvaniofs@hotmail.com | efsantos@rn.sesc.com.br

Nenhum comentário: