terça-feira, 9 de outubro de 2012

Abertas inscrições gratuitas para oficina da 2ª etapa do Sesc Dramaturgia


A primeira etapa do projeto aconteceu em maio no RN. Em outubro, 72 vagas serão disponibilizadas para a nova etapa.
O projeto nacional “Sesc Dramaturgia - Leituras em Cena” abre inscrições para a 2ª etapa no Rio Grande do Norte. Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha disponível no site do Sesc, e enviá-la por email para os remetentes no serviço desta matéria. Cada cidade contará com o limite de 24 vagas. O período de inscrições é de hoje(TANTO) até o dia 19/10 para a oficina em Natal, 22/10 para Mossoró, e 25/10 para Caicó. A Oficina Encontro Estético entre Bertold Brecht e Arthur Azevedo será realiza de 20 a 22/10, em Natal, de 24 a 26/10 em Mossoró e de 27 a 29/10 em Caicó. Os textos da dramaturgia clássica, que serão trabalhados pela oficineira Samira Sinara, são "Brasileira: a capital federal", de Arthur Azevedo, e "Alemã: um homem é um homem", de Bertold Brecht. A proposta da oficina é dialogar sobre o encontro entre os autores clássicos da Europa e do Brasil. "Parte-se das leituras encenadas as novas formas de leituras dramáticas da atualidade.  O texto, o autor e o ator (corpo) conhecido como o tripé ou tríade teatral vem recentemente sendo utilizado como possível forma de apresentar e compartilhar ao espectador o conhecimento sobre o que vem a ser o teatro, porém hoje, com um novo viés que é a leitura encenada", conta Samira Sinara. As oficinas do Sesc Dramaturgia desenvolvem técnicas que trabalham a palavra, para que se possa compreender que ela também se afirma no espaço das entrelinhas, um dizer que se cala para ocupar o espaço dando voz ao vazio que o tempo ocupa.  O projeto possibilita o resgate a grandes obras que dificilmente são montadas e uma prática que propicia o encontro entre iniciados e iniciantes no exercício da carpintaria teatral. Assim, contribui tanto para a formação de platéia quanto para o aprimoramento e intercâmbio entre os profissionais da área.
 Sobre Samira Sinara
Mestranda no curso Patrimônio Cultural e Sociedade na Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE (2012), Especialista em Teatro Educação pela Faculdade de Artes do Paraná- FAP (2007) e Graduada em Educação Artística na Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE (2001). Mediadora desde 2001 com a linguagem teatral e visual em escolas municipais, particulares e Casa da Cultura da cidade de Joinville. Hoje, leciona no Centro Comunitário do Costa e Silva com um curso de teatro para comunidade de teoria e prática para turmas de iniciantes e avançados com adultos, jovens e crianças e também, na escola Bom Jesus-IELUSC. Participa e atua com oficinas/workshops/cursos e seminários. Paralelamente, atriz e produtora de projetos em pesquisa teatral cujo trabalho vem proporcionar a contemplação de editais do Estado de SC como o Elisabete Anderle 2009 e Mecenato 2010, 2011.
Natal - até 19/10
Mossoró  - até 22/10
Caicó - até 25/10
Onde? via e-mail: Natal: nmsilva@rn.sesc.com.br ou n.nilton@gmail.com
Mossoró: lazaroffsouza@gmail.com  Caicó: edvaniofs@hotmail.com ou efsantos@rn.sesc.com.br
Obs: Caso o nº de inscritos ultrapasse ao de vagas será realizado processo seletivo simplificado via analise do formulário de inscrição.
Período das oficinas:
De 20 a 22/10 - sala de seminário do Sesc Centro – Rua Coronel Bezerra, Nº 33, Cidade Alta, Natal. Dia 20 e 21, das 14h às 18h, e no dia 22, das 18h às 22h.
De 24 a 26/10 - Teatro Dix-Huit Rosado (Sala De Ensaio) – Av. Rio Branco-Corredor Cultural - Centro, Mossoró. Das 18h às 22h.
De 27 a 29/10 - Casa da Cultura – Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, Centro, Caicó. Dias 27 e 28, das 14h às 18, e dia 29, das 18h às 22h.
Obs.: Para a oficina é sugerido o uso de roupas leves que dêem liberdade de movimento.

Nenhum comentário: