segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CURIOSIDADE - 2011

CONFIRAM ISTO:
Este ano teremos 4 datas muito fora do comum... 1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 ...
AGORA tente entender isto.... separe os 2 últimos números do ano em que você nasceu
e some com o número da idade que você fará êste ano... O TOTAL SERÁ 111...
POR EXEMPLO: nasci em 1955 (os 2 últimos dígitos: 55 )
Mais a idade de meu próximo aniversário: 56
55 + 56 = 111

Agora tente você, não dá para entender, algum matemático explica????

domingo, 30 de janeiro de 2011

TEATRO QUE TRASNFORMA II

AMIGOS, O  PROJETO DE OFICINAS DO GRUPO CATADORES DE VIDA PARA O INÍCIO DO ANO, INTITULADO "TEATRO QUE TRANSFORMA" TEVE ONTEM A SUA PRIMEIRA AULA COM O MAESTRO NOMILSON. ALÉM DO APOIO DO MAESTRO DURANTE O ANO, ELE APRESENTOU O INTERESSE EM FAZER A DIREÇÃO MUSICAL DO NOSSO PRÓXIMO ESPETÁCULO.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SESC SERIDÓ VOLTA SUA PROGRAMAÇÃO CULTURAL - 2011


SESC SERIDÓ RETORNA SUAS ATIVIDADES CULTURAIS NA CIDADE DE CAICÓ E O PROJETO "LETRA E MÚSICA" ESTÁ DE VOLTA, INCENTIVANDO OS ARTISTAS LOCAIS E PRESENTEANDO O PÚBLICO COM UMA BOA DIVERSIDADE MUSICAL.


CONFIRAM A PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO

• Dia 04 – Silvio Ceará

• Dia 11 – S de Samba – Acústico

• Dia 18 – Suênia Monteiro

• Dia 25 – Orquestra de Frevo do Bloco Ala Ursa – Bloco do Magão.

TODA SEXTA-FEIRA, DAS 18:30 ÀS 21:30.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

OS TRÊS DESEJOS DE ALEXANDRE:

Por isso que ele era chamado de 'O GRANDE'

Os 3 últimos desejos de ALEXANDRE O GRANDE:

1, Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;

2, Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistado como prata , ouro, e pedras preciosas ;

3, Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a ALEXANDRE quais as razões desses pedidos e ele explicou:

1, Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;

2, Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;

3, Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

Pensem nisso....

sábado, 22 de janeiro de 2011

TEATRO QUE TRANSFORMA I

Amigos, 2011 começa a todo vapor para o grupo "Catadores de Vida", foi com enorme felicidade que hoje realizei a entrega do material escolar doado o ano passado devido a uma apresentação feita para o seminário "Educando Para a Liberdade" no Centro Pastoral Dom Wagner.
A Cia. de Teatro Catadores de vida vai inciar a partir de sábado dia 29 a preparação do elenco para montagem de um grande espetáculo, e o nosso primeiro facilitador será o maestro Nomilson. 
Segunda-feira dia 24 tenho uma reunião com a equipe do projeto Bombeiro Mirim para firmamos uma grande parceria em 2011. Esse ano promete!!! Com muitos planos, muitas ideias, e claro! Grandes "amigos-parceiros" vamos mostrar que o Teatro transforma!!!   

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MOVIMENTO ESCAMBO

Mais um encontro do Movimento Escambo Popular Livre de Rua, acontecerá entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro, sediado na cidade de Guaramiranga/CE, contabilizando seu 29° encontro em quase 20 anos de história.
Todos os grupos estão se mobilizando no sentido de garantir seus deslocamentos e contribuição na alimentação.

FONTE: Cia. Cultural Ciranduís

HUMORISTA PARAIBANO SOFRE ACIDENTE GRAVE!

O humorista paraibano Francisco Josenilton Veloso, de 39 anos, o 'Shaolin', que trabalha para a TV Record, sofreu um grave acidente, à 0h40 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 19, ao bater o carro, um Pajero preto, placas MOW 9928, lateralmente contra um caminhão, placas MNB 8118, de Sapé (PB), na Alça Sudoeste da BR-230, próximo ao lixão, na região do Mutirão, em Campina Grande (PB), a 130 quilômetros da capital João Pessoa.
Reprodução/TV Record
Reprodução/TV Record
Shaolin durante programa na TV Record
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não se sabe ainda a causa do acidente. Não chovia naquele momento e o motorista do caminhão - que estava vazio - fugiu do local abandonando o veículo. Funcionários do Hospital Regional de Campina Grande, para onde o humorista foi levado pelos bombeiros, afirmaram que Francisco chegou à unidade médica com traumatismo craniano grave e o braço esquerdo praticamente amputado.
Francisco foi transferido por uma ambulância para o Hospital Antonio Targino, especializado em atendimento a vítimas de acidentes. Ao chegar com o artista no Hospital Regional, a equipe de resgate disse aos médicos que o humorista estava sozinho no carro no momento do acidente. No Hospital Antonio Targino, uma equipe formada por neurologistas, ortopedistas e vasculares realizou a cirurgia, que durou cerca de três horas e terminou por volta das 4 horas (horário Brasília) desta quarta-feira, 19.
Os médicos conseguiram salvar o braço do humorista, evitando a amputação. 'Shaolin' continua internado em estado grave na UTI. O artista já participou de programas da televisão brasileira, como "Domingão do Faustão", "A Praça É Nossa", "Show do Tom" entre outros. Atualmente, faz parte do "Tudo é Possível" programa de entretenimento apresentado por Ana Hickmann. O humorista passava férias na Paraíba e estava em cartaz no estado com o espetáculo "Lula de Férias".
FONTE: Ricardo Valota, do estadão.com.br

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Seridó será o grande destaque da FIART

Seridó será o grande destaque da FIART de 21 a 30/01

O potencial do artesão do Seridó será o grande destaque da Fiart deste ano, que acontecerá de 21 a 30 no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, em Natal. Uma área de 300 metros quadrados, o "Salão Seridó", que vai conter peças diversificadas, a bonelaria, a gastronomia e os bordados, com o acervo sendo resultado de um detalhado trabalho de busca e seleção que vai revelar no fim, uma qualidade e uma bonita visibilidade ao potencial da região.
Todos os anos o evento promove uma homenagem, com a Espacial Eventos elegendo para esta versão a região Seridó, objetivando jogar mais luz sobre o artesanato, a gastronomia e a cultura desta rica região, possibilitando uma internacionalização deste potencial uma vez que a Fiart é freqüentada também por estrangeiros e, artesãos de outras nacionalidades, que levam na bagagem de volta produtos locais, pois sabem da força da venda que os mesmos têm em seus países de origem. Além do salão uma réplica na entrada da Fiart vai mostrar o Arco do Triunfo de Caicó. A Fiart vai ainda oferecer espaço para que bordadeiras trabalhem ao vivo durante o evento e, esta valorização geral, é oferecida gratuitamente, dentro do espírito de fomentar a economia potiguar, focando sazonalmente em algumas regiões ou tipologias e, colocando a Fiart, não só como um empreendimento empresarial e, sim, como parceira do próprio desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.
Fonte: www.destinodosol.com.br

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CATADORES DE VIDA


A Cia. de Teatro Catadores de Vida realizaram hoje a primeira apresentação do ano, na aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim em Caicó. O grupo apresentou a peça: As Presepadas de Pedro Malasartes. O público gostou e os responsáveis do projeto Bombeiro Mirim querem firmar parceria e ofereceram uma sala para os Catadores de Vida no Castelo de Engady que será reformado e ocupado pelo Projeto Bombeiro Mirim.

O MAGÃO VEM COM TUDO!!!


Desde o dia 14 de janeiro, foram iniciadas as vendas das camisetas do Bloco do Magão para o Carnaval 2011. Os pontos de vendas são: Vernier e Mundoca Boutique. Outros locais serão anunciados posteriormente. O valor para adquirir a camiseta é R$ 20.

A camisa trás na parte da frente uma pintura que retrata um pouco da história do Carnaval de Caicó, com destaque para o carnavalesco Magão que conseguiu fazer dessa festa uma manifestação popular de estilo único em nosso estado.

A camisa estará disponível em dois modelos: abadá (sem manga) e camiseta com manga. “O meu maior patrocinador é o próprio folião que vai adquirir. E olhe tem para todos os gostos, para magros, gordos, feios, bonitos. Com a camisa do Magão é assim: quem é feio fica bonito e quem é gordo fica magro. É a camisa sem preconceito”, brincou Ronaldo Batista, o Magão
.

domingo, 16 de janeiro de 2011

NÃO AGUENTO MAIS!!!


Para os amigos que ainda buscam respostas sobre o pagamento do Auto de Sant´Ana 2010, deixo a minha opinião: Soube que estão tentando marcar uma reunião com a governadora. O problema é que o Brasil só funciona depois do carnaval que esse ano é em março, e logo vão começar os preparativos para o próximo Auto e muita gente que hoje está reclamando vão ser os primeiros a fazerem suas inscrições!!! Acho que mesmo sendo dívida de outro governo só deveríamos falar de futuro quando o passado for resovido! Senão esse descaso pode virar uma prática comum. Espero que as mesmas pessoas que demonstram tanto interesse na cultura de Caicó cobrando do governo esse dinheiro do Auto (com razão); estejam preparadas para cobrar também a reforma e o funcionamento do Centro Cultural, da Casa de Cultura, do Ponto de Cultura e de políticas que estimulem o crescimento socio-cultural do nosso município. Um abraço!

Reunião com a presidente da Fundação José Augusto

Reunião com Isaura Rosado

Representante dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Norte, Rodrigo Bico, ao lado de Teotonho Roque do Ponto de Cultura Luminar e demais representantes, estiveram reunidos com a nova presidente da Fundação José Augusto, Isaura Rosado, segunda-feira, 10, às 12h, na sede da Fundação, em Natal.
Como ponto de pauta foi levantado à situação da Rede Estadual dos Pontos de Cultura, convênio FJA/MINC; Pagamento da I parcela aos 17 PCs que ainda não receberam; pagamento da II parcela aos PCs que já realizaram suas atividades em 2010; situação dos suplentes e ampliação da rede no Estado.
A Secretária mostrou conhecimento do assunto e interesse em tentar resolver os problemas dos editais no estado. Questionada sobre previsão de pagamento, disse que necessita de um tempo para resolver tudo e salientou que trabalhará para que seja o mais breve possível.
“Ao sairmos da reunião, ligamos para a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC para falar com a Coordenadora Geral de Gestão de Pontos de Cultura - Sra. Eliete Braga. Ela nos informou que está aguardando a definição do novo secretário da SCC para que possa tratar sobre o assunto”. Informou Teotonio Roque.
FONTE: COMPANHIA CULTURAL CIRANDUÍS

NOTÍCIAS CULTURAIS

Globo de Ouro acontece neste domingo; veja favoritos

Por GABRIELLA DIAS
RIO DE JANEIRO - O mês de janeiro é conhecido como o início da temporada de importantes premiações. Uma delas é o Globo de Ouro, que acontece neste domingo (16) e, geralmente, aponta os favoritos que vão levar a estatueta do Oscar, em fevereiro. A 68ª cerimônia acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, e será apresentada pelo ator britânico Ricky Gervais.
Considerado uma das maiores premiações para as áreas do cinema e da televisão, o evento traz este ano como líder de indicações o filme “O Discurso do Rei” (foto abaixo), do diretor Tom Hopper, que aparece em sete categorias. O ótimo “A Rede Social” de David Fincher, é o segundo da lista, com seis indicações.
Em terceiro lugar, com cinco indicações, está o filme “O Vencedor”, que só estreia no Brasil em fevereiro. Estrelado pelos atores Mark Wahlberg e Amy Adams, e dirigido por Peter Yates, a produção tem chances de surpreender.
 

sábado, 15 de janeiro de 2011

A ARTE DA SOBREVIVÊNCIA.

Músicos se mobilizam no Twitter por vítimas das chuvas no Rio
Músicos de todos os estilos e partes do Brasil se sensibilizam com a tragédia no Rio. O Twitter tem sido a plataforma preferida: entre declarações de solidariedade, apelos por ajuda e retweets de links para donativos, sertanejos, roqueiros, pagodeiros e popstars se unem na hora da mobilização.
Entre os sertanejos, artistas como Michel Teló, João Bosco & Vinícius e Eduardo Costa pediram auxílio para as vítimas das enchentes e deslizamentos em seus perfis. Luan Santana foi mais longe, doando 15 toneladas de alimentos e 7,5 de água.
Roqueiros veteranos do Rio como Evandro Mesquita, Leo Jaime e Lobão postaram diversos twits com links para ajudar. "A tragédia no Rio foi de proporções bíblicas", escreveu Lobão no microblog.
O twitter oficial do Rappa chamou a tragédia de "anunciada", conclamando seguidores a ajudar. Outra famosa artista carioca, Sandra de Sá, faz o mesmo em sua página.
De São Paulo, artistas diversos como Roger Moreira (Ultraje a Rigor), Thiaguinho (Exaltasamba) e a banda NX Zero postaram links para quem quiser contribuir para os flagelados do Rio.
A solidariedade vem de fora também. Rihanna escreveu uma mensagem para as vítimas das chuvas. "Quero enviar uma prece para todos os brasileiros. Nosso corações estáo com vocês."
As bandas gringas Chemical Romance e Hot Chip também se manifestaram no Twitter sobre a tragédia.

Como ajudar ás vítimas:
Contas para doações em dinheiroA Prefeitura de Teresópolis disponibilizou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Com o nome “SOS Teresópolis – Donativos”, a conta corrente é número 110000-9, na Agência 0741-2. Há também a conta 2011-1, Agência 4146, da Caixa Econômica Federal. O CNPJ da Prefeitura é número 29.138.369/0001-47. Outras contas:

Prefeitura de Nova Friburgo
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0335-2
Conta: 120.000-3

Defesa Civil – RJ
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0

Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro
CNPJ 02932524/0001-46
Banco: Itaú
Agência: 5673
Conta: 00594-7

Campanha SOS Sudeste (CNBB e Cáritas Brasileira)
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta: 1490-8

ou
Banco: Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta: 32.000-5

FONTE: Globo.com

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

kkkkkkkkkkk

Numa madrugada qualquer, um ladrão entra pelos fundos de uma casa e  começa, em silêncio, a arrombar a porta dos fundos...
Logo no início, escuta uma voz sussurrando:
  - Jesus tá te olhando!
 O ladrão se assusta, olha para os lados (na penumbra), mas não vê nada...
Segue tentando arrombar a porta e escuta novamente a voz:
- Jesus tá te olhando!
Meio incrédulo, mas com a certeza de ter escutado a frase, olha novamente ao seu redor e nada...
Quando reinicia sua "tarefa", ouve novamente a voz:
- Jesus tá te olhando!
Dessa vez, ele percebe de onde vem a voz e acende a lanterna, iluminando um canto da área e serviço...
Nisso, ele vê um papagaio na gaiola e já aliviado, pergunta:
- Ah... é você o Jesus?
E o papagaio responde:
- Não. Eu sou o Judas.
- Judas??? E quem é o louco que bota o nome de Judas em um papagaio? 
- O mesmo que botou o nome de Jesus no Pitbull.
- PEGA...... JESUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.
 
 

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

RECORDAR É VIVER!!!

Vida!
Retalhos humanos que passaram e que passam.
Mistura sublime de palco, amor, magia, enganos, desenganos, raiva, inveja, honra e garra!!!
Muita garra, sentimentos esses transformados pela labuta incansável da arte
nos palcos da vida.
Colcha tecida e desfragmentada pelo tempo, amigo e inimigo dos mortais,
companheiro das horas certas ou incertas de difícil compreensão mais de fácil acomodação.
Nos fios dessa colcha passaram filhos que cresceram e espalharam suas energias na ribalta do cotidiano.
Outros “fios filhos” continuam sua: “encena-ação” criticados ou não, aplaudidos de pé e gratos ao público grande motivador da nossa existência.
Colcha tecida a mão hora por mortais, hora por forças sobrenaturais, tendo à frente seu grande mestre, professor, protetor, criador...
Retalhos de brancos, negros, mamelucos, intelectos, malucos...
E ao cair do pano sempre escutaremos uma voz, anunciado com orgulho seus “fios filhos”.
E nesse mundo que é um imenso palco, sempre seremos Retalhos de vida ou Retalhos de uma imensa vida! Atores desse roteiro que me parece não ter fim.
CAI O PANO!
Alexandre Muniz

domingo, 9 de janeiro de 2011

O NÓ CEGO DOS PONTOS DE CULTURA

MATÉRIA PUBLICADA SÁBADO 09/01/2011 NA TRIBUNDA DO NORTE.
Maria Betânia Monteiro - repórter
Uma mulher anuncia o casamento. Recebe os presentes, mas o noivo foge com uma amante. Com vergonha de devolver os presentes, a mulher resolve se casar com o primeiro que passa em sua frente, algo que está fadado à infelicidade. A história pode ser comparada a manobra da Fundação José Augusto para impedir que a verba do Ministério da Cultura, destinada aos Pontos de Cultura do Estado, voltasse aos cofres da União. A parte infeliz neste caso, é que dos 67 contemplados em 2008, apenas 36 receberam a primeira parcela e estão impedidos de receber a segunda. O restante sequer teve o processo legalizado neste convênio. No início eram 67 Pontos escolhidos e outros 13 figuravam na lista de suplentes; todos aguardando a iniciativa da Fundação José Augusto. A fundação deveria ter viabilizado o convênio dos projetos potiguares com o Ministério da Cultura. Por razões justificadas em reuniões com os artistas, apenas 36 convênios foram assinados, ainda em 2008. Os demais deveriam aguardar. Eles aguardam até hoje. Isso é grave, mas não é o pior.
O projeto do Ministério da Cultura funciona assim: são escolhidos os projetos, em seguida os convênios são assinados para só depois serem repassados os recursos (em três parcelas). Os recursos partem de duas fontes. Do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (80% do total); e do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (20% do total). Cada um dos Pontos de Cultura no Estado receberia ao final de três anos (ou seja, até 2011), R$ 180 mil.
Segundo o representante em Natal, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Rodrigo Bico, o dinheiro referente à primeira parcela do Ministério da Cultura, chegou a Natal no primeiro semestre de 2009 e foi repassado apenas aos projetos conveniados. Ou seja, apenas 36, dos 67 semeadores de cultura receberam o valor. Os demais, sequer foram conveniados.

Somando-se aos 80% do valor repassado para os Pontos de Cultura deveria estar os 20%, do governo do estado. Acontece que esta chamada contrapartida nunca chegou a ser depositada. “A ilegalidade do ato, de sacar o dinheiro do Ministério, sem que tenha havido contrapartida do governo estadual, foi a solução encontrada pelo presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, para impedir que o dinheiro retornasse”, disse um dos integrantes de Ponto de Cultura no Estado, que preferiu não se identificar. Segundo a fonte, tal informação teria sido repassada aos artistas, numa reunião ocorrida em 13 de dezembro de 2010. Prestes a ser concluída a primeira fase do Programa Cultura Viva, o repasse do Governo do Estado ainda não aconteceu.

Pontos de Cultura querem um final menos infeliz

Diferente da mulher que foi infeliz para sempre, os Pontos de Cultura querem outro final. É por isso que os membros de Comissão Nacional de Pontos de Cultura, em Natal elaboraram uma carta, que será entregue a atual Secretária de Cultura do Estado, Isaura Rosado. “Nós vamos entregar a carta a Secretária, para que ela se informe e se posicione a respeito. Tememos apenas pelo fato de que o Governo atual é de oposição ao Governo Federal. Mas a gente acredita que a beleza e a importância do projeto, sensibilize tanto a Isaura, quanto à governadora Rosalba”, disse Rodrigo Bico.

Apesar de Crispiniano Neto e, Fábio Lima não responderem às funções de Presidente e Vice Presidente da Fundação José Augusto, a reportagem fez tentativas frustradas de entrar em contato com ambos, durante a manhã e a tarde de ontem. O mesmo aconteceu com a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, responsável pelas Redes de Ponto de Cultura.

Em outros Estados, Pontos crescem

Imaginando que a cultura é um saco de sementes, a história dos Pontos de Cultura começa assim: em 2008 o Governo Federal chegou, olhou para os solos do território brasileiro e identificou o que havia neles. Convidou os semeadores mais engajados, ou seja, aqueles cujos frutos alimentassem maior número de pessoas e liberou recursos para o plantio. Em Natal, por exemplo, o Circo Grock, os Clowns de Shakespeare, o Projeto Conexão Felipe Camarão, o Boivivo, o Centro Cultural Casa da Ribeira foram alguns dos escolhidos pelo Ministério da Cultura como semeadores do fazer artístico na cidade. Ao todo foram contemplados 67 dos então Pontos de Cultura. Uma ideia original, mas que no Rio Grande do Norte está perecendo sem irrigação.

Os Pontos de Cultura foram idealizados pelo historiador Célio Turino, durante administração de Gilberto Gil. Em entrevista concedida a esta TRIBUNA, em 18 de novembro de 2009, ele disse: “Parei com a ideia da estrutura e resolvi investir nas pessoas. Afinal, quem faz cultura? Não é o governo, são as pessoas, é a sociedade. E essa é a ideia, que é muito simples. Mas que avançou muito. Nós temos hoje mais de 2,5 mil pontos de cultura em todo o país. Temos pontos de cultura em aldeias indígenas, em pequenos municípios, aqui mesmo no Rio Grande do Norte em mais de 60 .

Comissão cobra através de carta

A fala apaixonada de Célio talvez ainda seja ouvida nos estados como o de São Paulo, que tem cerca de 500 Pontos de Cultura funcionando. Aqui a situação é outra. Temos hoje 36 entidades (2/3) que receberam o aporte referente ao primeiro ano de atividade e 17 (1/3) que ainda esperam o depósito da primeira parcela.

Fora esses, ainda temos 13 suplentes que aguardam ser incorporados, pois a contrapartida do governo estadual seria maior que a prometida. Temos ainda 14 Pontos de Cultura mais antigos que foram selecionados ainda antes do Governo Estadual ser convocado pelo Ministério da Cultura a participar do processo (antes não havia contrapartida dos estados), portanto gozam do privilegio de uma relação direta com a administração pública federal.

A situação é agravada pelo cancelamento de convênios com o Ministério da Cultura, atitude denunciada pela atual Secretária de Cultura, Isaura Rosado, através do twitter, e justificada pelo ex-presidente da Fundação José Augusto, como sendo culpa do governo, por não ter honrado com o compromisso de repassar a sua parte.

Fato é que a partir desta data todo o projeto esta travado no RN por razões diversas. É sabido que nenhum Ponto de Cultura (estadual) poderá se valer de mais nenhuma verba ou parcela enquanto o Estado não resolver essa questão com a União, tanto os que estão em funcionamento como aqueles que ainda esperam o primeiro pagamento. Existem hoje mais de 60 entidades, distribuídas em todo o estado, impedidas de darem continuidade ao indispensável trabalho de base que vinham realizando. Os Pontos de Cultura carregam hoje a responsabilidade de ser um raro exemplo de política pública para a cultura que buscam a continuidade e a formação, diferente das pontuais ações de eventos tão comuns em nossos dias.

A Comissão Estadual dos Pontos de Cultura lança uma Carta de Intenções sobre itens pendentes, publicada no site da TN.

Carta de Intenções do Rio Grande do Norte

Diante da situação nacional descrita na Carta de Pirenópolis feita pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura em fins de novembro deste mesmo ano, apresentamos nossa carta de intenções para o Estado do Rio Grande do Norte. São tópicos de grande importância para o desenvolvimento das políticas culturais do nosso estado, pois os Pontos de Cultura encontram-se na base de nossa sociedade, e diante da atual situação das contas do Governo do Estado, nós enquanto fazedores de cultura não podemos pagar por uma possível falta de competência por parte do Governo para cumprir suas obrigações financeiras. Abaixo elencamos nossos pedidos e reivindicações:

Continuidade do Programa Cultura Viva no Rio Grande do Norte, acreditando que esta seja uma importante política de Estado e não só de governo, mesmo sem estarmos assegurados
por uma Lei estadual;

Quitação imediata da 1ª parcela dos Pontos já Conveniados e não-conveniados aprovados no edital Estadual dos Pontos de Cultura de 2008 até o fim deste ano (2010); Quitação imediata da 2ª parcela dos Pontos que já encerraram seu primeiro ano de atividades até o primeiro bimestre do ano de 2011;

Garantia de apoio para a realização da TEIA Potiguar 2011, a ser realizada entre os dias 21 e 24 de abril de 2011;

Pagamento de todos os editais ainda em abertos desde o ano de 2008, acreditando no envolvimento de muitos Pontos de Cultura nos mesmos, e sua continuidade para a próxima gestão;

Criação de uma Lei Estadual de Cultura, unificando todos os editais já lançados, afim de garantir sua continuidade de forma anual e transparente numa política cultural contínua em que não submeta os Pontos de Cultura aos financiamentos de empresários pouco preocupados com o desenvolvimento da cultura em comunidades do nosso estado;

Queremos uma posição fechado do MinC e do Governo do Estado do RN em relação ao indicativo de 100 (cem) novos Pontos de Cultura em nosso Estado;

Natal, 13 de dezembro de 2010.

Comissão Estadual dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Norte

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

AGORA É COM "DONA ISAURA"

"A Fundação não precisa de muito dinheiro"

Isaura Amélia Rosado assume a novíssima Secretaria Especial de Cultura após drible estratégico no nepotismo. Parente da governadora e impedida de herdar diretorias, a exemplo da direção geral da Fundação José Augusto, assumirá amanhã a Secretaria Especial de Cultura até o envio da proposta de criação da Secretaria propriamente dita, desvinculada da pasta de Educação 'e Cultura'. A nomeação da equipe, inclusive o diretor geral da FJA, passará pelo crivo ou indicação da governadora Rosalba. A situação de penúria e quase "insolvência" da FJA declarada pelo atual gestor da FJA Crispiniano Neto a este Diário de Natal, foram recebidas com certa ironia por Isaura Rosado.
"A Fundação não precisa de muito dinheiro. É fácil fazer cultura". Acessível às investidas da imprensa, sem intermédiários, a nova comandante de uma embarcação quase naufragada pelo desprestígio governamental aposta no passado de Rosalba e na política de editais para levantar o barco da Cultura.
A então candidata Rosalba Ciarlini afirmou que não criaria a Secretaria de Cultura porque a FJA acumularia as mesmas funções, e bastaria enxugar o quadro para melhor gestão. Partiu da senhora a ideia?

Rosalba tinha razão quando falou das funções similares entre a FJA e a Secretaria. No entanto, a Secretaria como forma de matizar a valorização da cultura sempre foi discutida, reivindicada, proposta, pensada, sugerida por artistas e produtores culturais.
Especulações dizem que a motivação da Secretaria seria driblar o nepotismo e nomear a senhora.

A Fundação cumpriu há 30/40 anos o papel que hoje é desempenhado pelas ONGs e OCIPs. Era uma estrutura mais leve, quase sempre de direito privado, mas flexível. Atendia, sem tanta burocracia, as ações demandadas pela cultura, no caso das fundações de cultura. Ao longo dos anos essa estrutura modificou, chamada a cumprir preceitos emanados das constituições e diplomas legais. Hoje, em pouco ou nada se diferencia da administração direta, de uma Secretaria de Estado.A FJA é de direito público, portanto impedida de participar de editais e programas específicos de entidades de direito privado. A FJA está vinculada à Secretaria de Educação, mas respeita todos os trâmites burocráticos de uma secretaria. Assim, a FJA tem o ônus, mas não o bônus. Defendo a tese de que a cultura também precisa de uma estrutura de direito privado sem fins lucrativos que facilite a captação de recursos.
E a questão do nepotismo?
E sobre esta parte "embaraçosa" da sua pergunta, devo dizer que vi pela imprensa que o deputado Betinho Rosado foi convidado para a Secretaria da Agricultura. Tanto no Congresso como na Secretaria, ganha o RN. Como eleitora e irmã, digo que Betinho é sério e competente, honesto e bem intencionado. São as "escolhas" que precisamos fazer. E a Governadora? Não tergiversa, cumpre a lei.
A FJA recebe R$ 18 mi anuais e mais de 80% são destinados à folha de pagamento. A proposta anunciada por Rosalba foi de 1% do ICMS, o que daria pouco mais de R$ 30mi. Esse valor será acrescido aos R$ 18 mi?

Ainda não me debrucei atentamente sobre orçamento. Esses valores que você aponta, correspondem à folha de pagamento (1.400 x 13). O Fundo deve operar na direção do fomento à cultura, sobretudo realçando e financiando ao mais genuíno das nossas manifestações. Não esquecer os quatro milhões da renuncia fiscal a favor da cultura da Lei Câmara Cascudo. A experiência da governadora em Mossoró e o impacto das ações culturais sobre a auto-estima do povo mossoroense, o aplauso que ela tem recebido do movimento cultural me dão a certeza de que haverá bons investimentos na cultura, tão logo estejam equilibradas a contas do Estado.
A senhora tem ideia da atual situação financeira e administrativa da FJA?
Tenho o relatório entregue pela comissão de transição.

Então deve estar informada da incapacidade de investimento da instituição? Crispiniano disse ao DN que precisará de pelo menos um ano para o Governo ajustar as contas. Não vai demorar tanto. Vai ser rapidinho. Espere que vocês verão. A Fundação não precisa de dinheiro para funcionar. Têm muitos editais por aí. É fácil.
A Revista Preá será mantida?
Sim. Parece que a atual gestão publicou dois números? Em um ano na Fundação fiz duas e deixei uma terceira quase pronta. Na Fapern publicamos 12 números da revista científica.
E a política de editais? A minha última experiência administrativa foi na Fundação de Pesquisa do RN. La só operamos através de editais. Concorrendo aos nacionais e outras agências financiadoras para captação de recursos. Ou abrindo editais por fomentar a pesquisa cientifica junto às academias e empresas. Por onde ando, tento encontrar um espaço para a cultura.
FONTE: Sérgio Vilar // mailto:sergiovilar.rn@dabr.com.br%20

Do Blog: Esperamos que essa politica de editais possa atingir não só a capital mais também o nosso interior e que seja criada estrutura necessária para que os artistas do interior possam concorrer dignamente aos editais.
"Que esse começo de flores, torne um lindo jardim no amanhã"!
Alexandre Muniz.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

COM A PALAVRA, O DIRETOR.

“Começa de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecido...”
Feliz Ano Novo!
Companheiro e amigos
Não desistimos da luta pelo nosso suado pagamento do auto de Sant’Ana 2010, estamos pleiteando uma audiência com a nova governadora e a nova diretora da fundação José Augusto, queremos leva uma comitiva de ate seis pessoas, queremos contar com a presença de Diego Vale Presidente da Associação União do Sobrado responsável por captar o recurso, Isinha produtora, Maguila diretor do espetáculo e dois companheiros de elenco, um de Caicó e outro de Currais Novos. Alem disso estamos esperando convocação de Diego para reunião tanto com o pessoal de Caico como com o Currais Novos para informar como esta sendo encaminhado processo na justiça.
Um abraço e vamos a luta.