terça-feira, 28 de junho de 2011

EU SOU A LUZ DAS ESTRELAS...

Quem achava que Raul Seixas nasceu há dez mil anos atrás se enganou. Ele nasceu há 55 anos atrás, no dia 28.06.45 e teria completado ontem 55 anos.

Raul é sem sombra de dúvida um dos artistas mais extraordinários que este País já teve, que soube fazer rock, baião, frevo, samba, marcha de carnaval, bolero, música brega, sempre com a mesma irreverência e com letras brilhantes. Fez o primeiro clipe colorido da história do Brasil, com Gitã para o Fantástico, fez inúmeros clipes para o Fantástico, fez a música tema do especial Plunct Plact Zoom da Globo, mas nunca deixou se levar por modismos, nunca se corrompeu e nunca fez questão de adular ninguém, razão pela qual era odiado pelos executivos das gravadoras. Certa feita a polícia de Curitiba prendeu um rapaz que por lá se apresentava como se fosse o Raul e que de fato era muito parecido com ele. O rapaz levou uns cascudos da polícia, abriram processo, aquele rolo. Os executivos da gravadora vieram triunfantes dar a notícia ao Raul pela prisão do "pirata". O Raul simplesmente tirou uma fotocópia autenticada do seu RG e mandou para o rapaz com um bilhete: "... -Meu chapa, na próxima vez que a polícia te prender apresenta este documento e diga que você sou eu mesmo. Pode dar seus shows e ganhar sua grana à vontade..."

Outro engano é achar que ele só foi bom nos anos 70. Nos 80 ele ganhou mais 2 discos de ouro e seu último disco, "A Panela do Diabo", em parceria com Marcelo Nova, quando já estava quase consumido pela doença hepática, ainda trazem pelo menos duas obras primas que é "Carpinteiro do Universo" e "Pastor João e a Igreja Invisível". Aliás, o título do disco, "A Panela do Diabo" e a faixa "Pastor João e a Igreja Invisível" geraram a fúria da ala fanática dos evangélicos, que chegaram a promover protestos contra o disco. Assim foi Raul Seixas. Incomodando com sua arte do início ao fim. O início o fim e o meio.
valeu!
Por: Eduardo Martins.

Nenhum comentário: