sexta-feira, 29 de junho de 2012

AGENTES DE LEITURA



RELAÇÃO DE CANDIDATOS HABILITADOS PARA A 3ª FASE DO PROJETO (ENTREVISTA)

MUNICÍPIO – CAICÓ

ADELANTHA SUNNALY DE SOUZA DANTAS 
ANDRESSA RAYSA DOS SANTOS 
BRUNO MAGNO DA SILVA
CINTIA NARA ALVES
DALRIONE SAMARA SANTOS
DEYVID ANDERSON ALVES MEDEIROS
EUZINEIDE SANTOS DE ARAÚJO
GLAUBER WEDER DOS SANTOS SILVA
JACIVANIA COSTA DE MEDEIROS
JÉSSICA RAIANE DE ARAUJO
JOSIMAR MEDEIROS DOS SANTOS
JOZINETE AZEVEDO DE ARAÚJO
MARCICLEIDE FÉLIX DA SILVA
MARIA CLARA WANDERLEY CAVALCANTE
MARIA DAS VITORIAS DE ARAUJO
MARIA EDILENE FERREIRA
MIKARLA MIKELE FERREIRA DE LIMA
NATHANA BRUNELLY DANTAS DOS SANTOS
RAFAELA ROSEANE GOMES DA COSTA
RIELLY DOUGLAS NASCIMENTO DE ARAÚJO
ROSANA MARIA DA SILVA
SAMUEL DA SILVA ARAUJO
TABATTA MURIELLY DE MEDEIROS DANTAS
THAIZIA MARIA DE ARRUDA CAIANA

INFORMAÇÕES GERAIS
Os resultados estão publicados por ordem alfabética dos municípios onde ocorreram as inscrições.

Os candidatos que não constam na lista, por algum motivo, foram inabilitados da participação na terceira fase do Processo Seletivo. O prazo para interposição de recursos é de 05 dias úteis após a publicação deste resultado no Diário Oficial do Estado.

Os recursos deverão ser encaminhados para a SecultRN / FJA no endereço: Rua Jundiaí, 641 – Tirol. CEP: 59.020-120.

Para mais informações ligar: 84 3232.5324 ou enviarem e-mail para fjacoprojetos@rn.gov.br ou andressamacedo@rn.gov.br
A terceira fase do processo seletivo para agentes de leitura do Rio Grande do Norte tem data marcada para o próximo dia 10 de julho. O local escolhido para as entrevistas é a Casa de Cultura Popular de Caicó.  Informações repassadas pela coordenadora Andressa Macedo da Fundação José Augusto 84- 3232-5324



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Em foto histórica cantor Luiz Gonzaga veste camisa da Festa de Sant’Ana de Caicó na década de 80




Uma foto histórica dos arquivos do jornalista e pesquisador Luiz Gonzaga Cortez, sócio-membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN, resgata a imagem do cantor e compositor Luiz Gonzaga nos 100 anos de seu nascimento, ao conceder entrevista ao Diário de Natal nos anos oitenta. 

É muito oportuno observar que, na foto, Gonzagão veste, literalmente,  a camisa da Festa de Sant’Ana de Caicó, que destaca a festa do ex-aluno do GDS, evento promovido, anualmente, no Colégio Diocesano Seridoense nesse período dos festejos da padroeira de Caicó. Uma foto histórica para a memória dos caicoenses.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

"CHUVA DE BALA" E DE CULTURA!


    
                                                                

Troca de experiências marcou o fim de semana dos jovens atores da Cia. De Teatro Filhos de Acauã. A Associação União do Sobrado promoveu uma "viagem cultural", o grupo assistiu um dos maiores espetáculos ao ar livre do Nordeste; O “Chuva de Bala no País de Mossoró”.  Os pequenos artistas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura Mossoroense, conhecendo artistas como o grande cordelista Antônio Francisco, o cantor e poeta Zé Lima e ainda foram recepcionados por parte do elenco do Chuva de Bala após o espetáculo. Agradeço aos artistas e os diretores do espetáculo: João Marcelino e Júnior Félix pela hospitalidade com a garotada. Uma ação como essa reflete o compromisso da associação em formar cidadãos conscientes do potencial cultural existente na nossa região.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

HOJE TEM ESPETÁCULO? TEM, SIM SENHOR!


ARTISTAS DO RN QUESTIONAM POLITICA CULTURAL


Ato público Cultura Não É Vento. Natal, em frente à FJA
Por Yuno Silva

A Rede Potiguar de Teatro realizou na última terça-feira, em vários pontos da cidade, o ato público "Cultura Não É Vento", onde questiona o formato das políticas públicas para o segmento cultural adotadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Natal. Munidos de ventiladores e faixas, atores e atrizes, devidamente caracterizados com nariz de palhaço e maquiagem, distribuíram panfletos e realizaram performance emulando a resistência contra um vendaval na calçada da Fundação José Augusto, no Tirol.

O grupo ainda protestou em frente ao Teatro Municipal Sandoval Wanderley, no Alecrim; Teatro Alberto Maranhão, Ribeira; e no Centro Experimental de Teatro, na Hermes da Fonseca; fechando a programação do ato "Cultura Não É Vento" com cortejo na Cidade Alta. "Esta é a forma que nós do teatro encontramos para dar um basta ao tipo de política cultural que vem sendo feita", disse a atriz Ivonete Albano. Ela enumerou uma série de motivos para justificar o protesto: "Esses editais lançados pela FJA/SecultRN, por exemplo, foram elaborados sem a participação dos artistas e não atendem às reais necessidades das categorias de teatro, de dança e de música, entre outras".

Outra crítica elencada pelos atores aponta para o fato dos recursos (R$ 800 mil) para a reforma do Teatro Sandoval Wanderley, principal espaço cultural do bairro do Alecrim fechado desde 2009 por problemas estruturais, estarem disponíveis desde novembro do ano passado, "mas correndo o risco de serem devolvidos ao Ministério da Cultura por falta de documentação e um projeto executivo. Sem falar na falta de respeito da Prefeitura ao não garantir verbas para o Fundo Municipal de Cultura - FIC de 2011, um direito adquirido através de edital público e previsto em lei", complementou Ivonete.

A Rede Potiguar de Teatro ainda encaminhou uma carta à governadora Rosalba Ciarlini, solicitando uma atitude diante da situação.

Publicação em 06 de junho de 2012
Por Yuno Silva em,
http://www.tribunadonoerte.com.br/
Via. http://www.arteeriso.com.br/

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Destruição cultural, Atriz do RN que brilha na Globo, critica dupla Micarla-Rosalba



Titina pede 'socorro' à cultura
A atriz potiguar Titina Medeiros, 35, que está engrandecendo a telinha na pele da incorrigível Socorro, em “Cheias de Charme”, assim como a personagem, não tem papas na língua. Em entrevista feita ao portal F5, da Folha de São Paulo, ela simplesmente detonou a prefeita Micarla de Sousa (PV) e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Questionada sobre o Circuito Cultural de Natal, ela desabafou: “Está muito sofrida a cultura do meu estado. Quando há festivais as casas de espetáculo têm, em media, 80% de público, mas estamos num lugar muito triste porque a prefeita destruiu nossa cidade. E ainda entrou uma governadora igual.
Ela ainda disse que a cultura no Rio Grande do Norte está em estado de falência muito grande.
“O que nos mantém são os editais públicos, e como o grupo (Clowns de Shakespeare) já tem uma história a gente consegue sobreviver. Essa coisa de eu estar na Globo bate para o potiguar como um motivo de orgulho. Eles dizem ‘pelo menos ela’. Sou muito apaixonada pela minha terra, mas falta aquele incentivo. O público potiguar nem sabe que existe tanta gente boa. Temos muita qualidade” – comenta. 


Castelo de Engady: cenas do próximo capítulo.

Boa noite amigos, retirei essa postagem do blog http://quixotesforrosebaioes.blogspot.com.br/ do Professor Sandro Abayomi, estou compartilhando com os leitores do meu blog um pouco do texto escrito por ele.

Quem entra na internet e digitar "Castelo de Engady", encontrará algumas páginas que falam de um castelo que não existe mais. Numa delas, encontramos uma descrição segundo a qual ele está "assentado sobre um rochedo tendo sua estrutura composta de pátios, terraços, peitoris, balcões, guaritas, torres, pontes, escadas, batentes, poços, tanques, fortificações, ameias, salas, dormitórios, capela, dependências de serviços domésticos, vigias, muralhas e portões.
O mobiliário foi adquirido nas fazendas, propriedades e sítios da região. As peças chegaram ali por meio de compra, troca ou oferta. Seu acervo é composto de velhas arcas, velhos armários, baús, bancos, oratórios, pilões, rústicas camas, cadeiras, tripeças e largadas peças de engenho, de casas de farinha e de vapores de algodão.
O castelo é decorado com quadros de representação clássica com emblemas, estandartes, espadas, lanças, carrancas, correntões, peças bíblicas e religiosas, objetos de boiadeiros e vestígios da vida bucólica.
A iluminação do castelo em noite festiva é feita de archotes, lampiões a querosene, castiçais à vela, lanternas, toscos candelabros e de algumas lâmpadas a gás". Infelizmente tudo isso é passado sombrio. E as outras sugestões de páginas que se referem ao castelo são blogs que denunciam seu abandono (como é o caso do blog da Gláucia).
Em razão disso, um promotor de justiça de Caicó, Carlos Henrique Rodrigues da Silva,instaurou inquérito civil, contra o Estado do Rio Grande do Norte, dado o abandono do Castelo de Engady (para quem não sabe, o Castelo foi adquirido pelo Governo do Estado, portanto é um bem público).
Em janeiro, antes do blog de Gláucia denunciar o abandono do Castelo, estive por lá (sempre visito alguns "lugares estratégicos" quando visito Caicó) e fiz algumas fotos (que reproduzo abaixo).
Em todo o caso, a denúncia do blog de Gláucia parece ter surtido efeito pois semana passada a Reitora da UFRN anunciou em reunião do CONSEPE que o Governo pretende doar o Castelo à UFRN (para ser incorporado ao patrimônico físico do CERES). Não sei se o Governo fez isso para se livrar do inquérito do tal promotor ou do próprio Castelo. O fato é que a bola, digo, o Castelo, agora ficará na responsabilidade do CERES/UFRN.
Sob o ponto de vista do CERES é um ganho, afinal a atual expansão da UFRN implica em novos e mais amplos espaços físicos (no caso do CERES há a necessidade de um espaço que abrigue, por exemplo, o Laboratório de Arqueologia).
A possibilidade de o Castelo deixar de ser "filho de goiamum" e tornar-se um bem cultural vivo, está posto nas mãos da comunidade universitária, mas qualquer projeto de gestão desse espaço que "esqueça" que ele é, antes de tudo, um bem da cidade, estará fadado ao fracasso.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

TRANS - FORMA

FONTE: http://maguilatorquato40.blogspot.com.br/

DIÁRIO DO “CHICO COBRA”


Boa noite amigos, hoje, 07/06 iniciamos o processo para montagem do espetáculo de Racine Santos “Chico Cobra e Lazarino”, com direção de Lourival Andrade. Realizamos uma leitura que nos deixou mais encantados ainda com a riqueza cultural existente no texto. A proposta é, estarmos prontos no fim desse ano para entrarmos em circulação nacional em 2013. Acreditando no projeto “Chico Cobra e Lazarino”, estou criando o Diário do meu personagem Chico Cobra para que os leitores do blog possam acompanhar um pouco do processo de montagem. Viva o encarnado! Muita merda!!! Quinta-feira têm mais... 

Teatro onde Shakespeare encenou 'Romeu e Julieta' é descoberto em escavação


Arqueólogos descobriram em Londres os restos de um dos primeiros teatros usados pela companhia de William Shakespeare, onde "Romeu e Julieta" e "Henrique V" foram encenados pela primeira vez.

Arqueologista trabalha no local em que foi encontrado o teatro em que Shakespeare encenava

Anterior ao The Globe, o teatro Curtain (cortina), ao norte do rio Tâmisa, em Shoreditch, era abrigo da companhia de Shakespeare - a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain.
Restos de paredes que formam a galeria e o pátio interno do local foram descobertos por arqueólogos do Museu de Arqueologia de Londres (Mola, na sigla em inglês).


"Este é um local fantástico que nos dá uma visão única sobre o início do teatro de Shakespeare", disse Chris Thomas, do Mola, que está conduzindo o trabalho arqueológico.
A descoberta vai encantar os historiadores e os fãs de Shakespeare uma vez que as escavações oferecem um retrato de local onde as produções iniciais do escritor foram encenadas, embora mais detalhes são pouco conhecidos sobre o precoce teatro.
"Este é um lugar extraordinário, e uma descoberta fortuita no ano da celebração mundial de Shakespeare", disse Kim Stabler, assessora de Arqueologia do English Heritage, órgão público que protege o patrimônio histórico britânico. 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

SESC DRAMATURGIA - ENCONTRO MARCADO

Recebi contato de Edvânio marcando o primeiro encontro do grupo de dramaturgia do Sesc Seridó, visto que nosso Técnico de Artes Cênicas Nilton Marque acha que não devemos nos distanciar muito da oficina realizada na Casa de Cultura para não perder o "embalo" da coisa. Também se souberem de alguém que está interessado em participar pode convidar.


Dia 11/06/2012 (segunda feira)
Local: Sesc Seridó
Horário: 19:00
Atenciosamente.
Edvanio Firmino dos Santos
Setor Cultural - Sesc Seridó

terça-feira, 5 de junho de 2012

BNB CULTURAL 2012

O resultado do Edital BNB de Cultura 2012 em parceria com o BNDES, que seria divulgado na última quinta, 31/05, foi adiado para o dia 16/07. A cidade de Caicó conseguiu habilitação em dois projetos: TEM LONA NO SERIDÓ: EXPERIÊNCIAS CIRCENSES NO SEMIÁRIDO POTIGUAR e a MONTAGEM DO ESPETÁCULO "CHICO COBRA E LAZARINO: UMA AVENTURA DE CORDEL" ambos do diretor teatral Lourival Andrade Junior. 
Estamos na torcida que ambos sejam aprovados...


PALESTRA EM SERRA NEGRA DO NORTE

Gostaria de agradecer aos componentes do Grupo de Teatro "Entre Choros e Risos" de Serra Negra do Norte que proporcionaram um belíssimo encontro ontem, onde discutimos " O Teatro como instrumento de transformação social". Espero ter contribuído para o crescimento do grupo. Muita merda!!!  

segunda-feira, 4 de junho de 2012

PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA O MÊS DE JUNHO NO SESC SERIDÓ


Dia: 13/06/12 Evento:  Quarta em Cena: ORATÓRIO E O SANTO – GRUPO BALAIO DAS ARTES
Dia: 20/06/12 Evento: Quarta em Cena: GRUPO SERTÃO DE TEATRO G7 Hora: 19:00
Dia: 04/06/12 Evento: Exibição de Filmes: PEIXE FRITO FRANKSTEIN PUNK Hora: 19:00
Dia: 11/06/12 Evento: Exibição de Filmes: HISTORIETAS ASSOMBRADAS (PARA CRIANÇAS MALCRIADAS) MITOS DO MUNDO: COMO SURGIU A NOITE Hora: 19:00
Dia: 18/06/12 Evento: Exibição de Filmes: ISABEL E O CACHORRO FLAUTISTA - O NORDESTINO E O TOQUE DA SUA LAMPARINA Hora: 19:00
Dia: 25/05/12 Evento: Exibição de Filmes: O TAMANHO QUE NÃO CAI BEM - ALMA CARIOCA – UM CHORO DE MENINO Hora: 19:00
Dia: 24/06/12 – MANHÃ DANÇANTE COM MÚSICA AO VIVO –  TICO DO ACORDEON – (FORRÓ PÉ – DE-SERRA).
Evento: TURNO RECREATIVO – DOMINGO Hora: 08h00min AS 15h00min
Atividades: Jogos recreativos, Jogos de salão, recreação aquática e assistência a TV, etc.
 ­­­­­­­­­­­­­­Dia: 01/06/12 Evento: PROJETO LETRA E MÚSICA –  BAIÃO DE DOIS – (FORRÓ PÉ-DE-SERRA)
Hora: 19 ÀS 21h45min
 Dia: 08/06/12 Evento : PROJETO LETRA E MÚSICA –  TRIO SERIDÓ – (FORRÓ PÉ-DE-SERRA)
Hora: 19 ÀS 21h45min
Dia: 15/06/12 Evento : PROJETO LETRA E MÚSICA –  ADALBERTO E AMIGOS – (FORRÓ PÉ-DE-SERRA) Hora: 19 ÀS 21h45min
Dia: 22/06/12 Evento : PROJETO LETRA E MÚSICA –  FORRÓ XIQUE-XIQUE – (FORRÓ PÉ-DE-SERRA) Hora: 19 ÀS 21h45min
Dia: 29/06/12 Evento : PROJETO LETRA E MÚSICA –  PALITOZINHO DO FORRÓ – (FORRÓ PÉ-DE-SERRA) Hora: 19 ÀS 21h45min
Edvanio Firmino dos Santos
Setor Cultural - Sesc Seridó
( (84) 3421-2337

Encontro com autor é adiado em Mossoró e Caicó



Projeto, que aconteceria amanhã (05/06) e quarta-feira (06/06) nas cidades, foi adiado devido à internação do escritor mineiro Mario Prata, convidado principal do evento. Nova data será definida mediante melhora do autor  O Projeto "SESC Encontro com o Autor" – que no seu processo de interiorização visitaria as cidades de Mossoró e de Caicó respectivamente nos dias 5 e 6 de junho –, terá as suas datas de realização adiadas. O motivo é a doença do escritor mineiro Mario Prata, convidado principal do Projeto. O autor está internado no momento, fato que impossibilita a sua presença e a confirmação das novas datas de execução nas duas cidades. O novo prazo será repassado à imprensa tão logo seja comunicado por Mario Prata. O Encontro com o Autor tem este ano como parceiro o selo Jovens Escribas, por meio do “Ação Potiguar de Incentivo à Leitura”.  Em Natal, o projeto aconteceu  de 21 a 25 de maio.

Atenciosamente,
Lorena Gurgel
Jornalista
Assessoria de Comunicação do SESC RN